Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

26.12.07

Notícias de Karanblade (24)

Ayon
O Criador, O Senhor da Balança, O Contemplador do Tempo, O Mistério, O Distante, O Deus Supremo, O Todo
Deus Supremo do Reino
Símbolo: Um círculo de cor branco em um campo dourado.
Aspectos: Tempo, Criação, Equilíbrio, Iluminação.
Tendências: Leal e Bom, Leal e Neutro, Neutro e Bom, Neutro.
Domínios: Cura, Proteção, Ordem.
Arma Predileta: Qualquer arma que cause dano por concussão.

Ayon (ai-ÔN), o Criador. Aquele que propeliu o Rio do Tempo, dando início aos Planos. Aquele que aplacou o caos e deu forma ao Todo, definindo a Ordem. O Senhor da Balança é ao mesmo tempo a divindade mais conhecida e a mais misteriosa para os mortais da Terra Próxima.

Contam os sábios que ele teria criado o Plano Material das tramas de seus sonhos, contemplando o futuro do Rio do Tempo para dar forma ao presente. Outros afirmam que ele criou todos os deuses e estes, como presente ao Distante, conceberam o Plano Material. Muitos outros relatos existem e muitos videntes e escolhidos ao longo dos séculos clamaram serem enviados de Ayon à Terra Próxima... nenhum provou a veracidade de seus atos.

Ayon é também o Mistério, pois representa o segredo primordial da existência e chave para o que existe antes, depois e durante ela. Não é por menos que o Criador possui mais sábios e monges contemplativos como seguidores do que clérigos.

Ao contrário dos outros deuses, nunca se ouvi um relato sequer da presença de Ayon sobre o mundo mortal. Mesmo os deuses da natureza mais distantes já fizeram manifesta a sua presença, mas do Criador nada se sabe. Inclusive, questiona-se como o conhecimento da existência do Criador teria chegado aos ouvidos dos mortais, pois mesmos os seguidores dos deuses da natureza ou ainda dos deuses de Katai crêem num Deus Supremo.

De fato, um círculo de sábios de Talanta clama que o Criador nem estaria mais dentre os Planos e que na verdade seus clérigos seriam servos da própria Criação, ou servos de todos os deuses do reino na verdade. A igreja de Ayon de Torann, não resta dúvida, é uma igreja aberta a todos os deuses do reino, o que valida tais aclamações. No entanto, seus seguidores e clérigos afirmam que Ayon existe e é mais presente no mundo do que todos os outros deuses, sejam do reino ou da natureza. Como isso pode ser provado? Pela fé, afirmam esses clérigos. Não há prova no mundo mais forte ou mais profunda...

O Mistério da Fonte Divina
Recentemente alguns clérigos e sábios têm afirmado que na verdade a ordem de Ayon recebe suas bênçãos e dons não do Criador ou de uma força cósmica primordial, mas sim de Mallakaist, o Trono Dourado, reputado como o líder dos deuses do reino na Terra Próxima. As crenças de Ayon e Mallakaist realmente não mostram conflito, mas têm diferenças profundas demais para serem ignoradas.
Outros clérigos afirmam que na verdade todos os deuses do reino, por consenso, concedem poderes para os clérigos de Ayon, em respeito ao Criador. A resposta certa? Ninguém sabe, mas poucos se importam. A fé é mais do que suficiente para os mortais.

Augúrios & Milagres: O Mistério não se manifesta no mundo, pelo menos não de maneira concebível para seus seguidores. Ao longo dos anos, vários homens santos afirmaram terem recebido uma visão de Ayon, mas nunca de maneira constante ou mesmo confiável. Terenos, o Caolho, um clérigo de Sûr do século passado, afirma que Ayon suspirava os segredos da existência através dos cantos dos pássaros da Baía das Fadas. Já Mukafi, o Fiel, um guerreiro sagrado das areias de Dara, clamava atingir comunhão com o Criador por meios de jejuns e incursões no coração do deserto. De qualquer maneira, o Mistério permanece.

Doutrina: Não existe uma doutrina para Ayon, pelo menos não um consenso. Há centenas de textos sagrados escritos ao longo de Torann, Pontepedra e Dardeeh, Katai ou mesmo locais mais ermos. Cada clero ou igreja dedicada ao Deus Supremo carrega diferenças profundas afora uma reverência pelos preceitos básicos da proteção e da ordem.
Os clérigos do Criador se vêem como os pastores da Terra Próxima, responsáveis pelo bem-estar de seus respectivos rebanhos. Um clérigo de Ayon nunca nega proteção a um irmão necessitado, nem fica quieto frente àqueles que precisam de auxílio, alimento ou conselhos. Muitos são verdadeiros mártires. No entanto, essa proteção é diferente para cada igreja. Por exemplo, clérigos de Torann protegem o povo toraniano das cidades e vilas, enquanto que clérigos de Dara protegem as tribos do deserto.

Foco Divino: Paz. Um clérigo ou paladino de Ayon só pode lutar em autodefesa e deve sempre evitar matar o inimigo, dando-lhe uma chance de rendição. Caso mate um inimigo sem lhe dar tal chance ou inicie um combate, ele perde seu foco divino até se redimir, normalmente por meio de abstinência (como não lutar) ou algum sacrifício (como não usar magia para se curar) durante um dia ou mais, dependendo do pecado.

Igreja: A Igreja Toraniana é antiga além dos cômputos modernos. Sua origem está perdida em meio ao Surgimento Demoníaco, mas seus clérigos são os mais presentes na vida do povo. A Igreja Toraniana é a sede do culto aos deuses do reino em Torann, e clérigos de todas essas divindades, na teoria, fazem parte dela. A citação de um arcebispo de Ayon abaixo diz muito sob a visão da Igreja Toraniana:

E Ayon decretou que Haveria de existir um mundo feito à sua imagem e propósito. E Ele semeou mares e terras, estações e anos, neste mundo. E tal como o Plano Material é o centro da existência, Torann foi abençoada como o centro da Terra Próxima.

Os membros dessa ordem julgam que Ayon escolheu o povo de Torann para liderar o mundo, e se vêem como os responsáveis por garantir o bem-estar desse povo. São respeitados pelo povo por seus caminhos pacíficos e solidários.
Os clérigos de Ayon não são os mais numerosos nem os mais influentes, mas são os responsáveis por manter as outras igrejas unidas (na maioria das vezes). Quando não estão em tempos de guerra, eles se vestem com mantos simples e sem adornos. Paladinos também fazem parte da ordem, sendo membros respeitados de várias ordens de cavaleiros. Os membros dessa ordem julgam que Ayon escolheu o povo de Torann para liderar o mundo, e se vêem como os responsáveis por garantir o bem-estar desse povo. São respeitados pelo povo por seus caminhos pacíficos e solidários.
Ironicamente, de todas as igrejas, a de Ayon é que contém o menor número de sacerdotes. Muitos burocratas e descendentes de nobres preenchem seus postos.

Outras Ordens & Seitas: O Criador é conhecido em toda Terra Próxima, apesar de poucos o adorarem diretamente.

À seguir, Ordens e Seitas de Ayon

Marcadores:

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home