Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

7.12.07

Notícias de Karanblade (23)

Verinon
O Senhor das Profundezas, O Arauto do Fim, Mestre do Inverno, Ceifador das Florestas, O Insondável, Coração de Gelo, Lorde das Águas
Deus Maior da Natureza
Outros Nomes: Aqualie.
Símbolo: Linhas circulares representando um redemoinho.
Aspectos: Mares, Morte, Escuridão, Água, Frio, Segredos, Melancolia, Inverno.
Tendências : Leal e Bom, Leal e Neutro, Leal e Maligno, Neutro e Bom, Neutro, Neutro e Maligno.
Domínios: Água, Conhecimento, Ordem, Animais.
Arma Predileta : Cimitarra.

Verinon (VÉ-ri-non) é o Lorde das Profundezas, pois é o antigo deus elemental da água e os abismos dos mares seriam sua visão do mundo: frio, sombrio e dominado por criaturas amargas e de pensamentos tristes. Seu nome é derivado da língua ancestral Aquan e significaria “profundezas sem fim”, numa referência aos oceanos. Verinon é chamado d'O Insondável, uma entidade misteriosa cujas razões são impossíveis de se discernir.

O Lorde das Águas é cultuado como o 4º Deus do Ciclo e governa a estação do inverno, quando seus poderes se fazem sentir com mais força sobre a Terra Próxima. Os títulos de Mestre do Inverno e Ceifador das Florestas advêm desse papel. Dentre os deuses elementais cabe justamente a Verinon levar a vida dos fracos e dos doentes durante sua estação, para que outros possam viver. Da mesma maneira, é o Arauto do Fim que leva embora o verde e a vida das florestas e planícies de Raert quando caminha pela Terra Próxima. Conta-se que a melancolia e tristeza sempre associadas a Verinon viriam de sua missão como Mestre do Inverno, pois ele – assim como Samach – amaria Raert mas nunca poderia tê-la. Essa sina lhe rendeu o título de Coração de Gelo, como é chamado entre os rotunianos. Os bárbaros contam lendas de que o inverno teria surgido quando Raert ignorou o pedido de Verinon, deixando-o triste e amargurado.

O Insondável é chamado também de Aqualie (a-QUÁ-li), ou Lorde Aqualie, na língua Silvestre. O deus elemental possui uma reputação sinistra pois vários povos hostis às raças civilizadas lhe prestam respeito, como certos trolls a norte de Torann e alguns gigantes da Muralha. O fato de que as águas de Verinon tocam as praias escuras de Dordread, e que os segredos de seus rios imundos podem lhes ser conhecidos também não favorece o Mestre do Inverno.

Augúrios & Milagres: Verinon é o deus elemental mais misterioso. O Insondável é visto tanto como um demônio gélido dos mares e uma força da morte, quanto como um senhor benevolente. Como reina sobre a maior parte da Terra Próxima, Verinon é conhecido sob mais nomes e aspectos do que todas as outras divindades.
Assim como outros deuses elementais, ele não se manifesta sobre o mundo, pois está presente a todo o momento. Sua estação, o inverno, é cruel em boa parte da Terra Próxima e mostra como o Lorde das Águas é poderoso.
Elementais de água, fadas sombrias e seres que florescem sobre as garras gélidas do inverno são seus emissários, apesar de que o Coração de Gelo nunca foi conhecido por usar servos. Verinon é solitário e qualquer um que clame ser um enviado do deus provavelmente tem intenções dúbias.

Doutrina : O Mestre do Inverno é narrada em lendas como um ser triste a quem foi dado um papel cruel, mas que não negligencia seu destino. Os clérigos, druidas e rangers de Verinon compreendem nisso uma lição importante: a vida é feita tanto de alegrias como tristezas, prazer e dor, luz e sombras. A dualidade é algo inerente aos mortais (e talvez até aos deuses). Ignorar as provações e fugir da dor é ter medo de viver. Muitos falam que o inverno é uma estação cruel, que leva embora amigos, mata animais e destrói plantações, mas poucos vêem que isso é parte do ciclo do mundo. Vida e morte dependem um do outro para existir.
Seguidores do Lorde das Águas acabam parecendo pessoas cínicas ou pessimistas e poucos compreendem que eles buscam ensinar que nunca se deve ignorar o outro lado da moeda. Acusados de serem um “mal necessário” sobre o mundo, os clérigos de Verinon afirmam que se não houvesse mal, o bem também não existiria e todos seriam fadados a uma estagnação eterna. Uma tábua druida recuperada após o Surgimento já dizia: “ As trevas de Dordread apenas aumentam o brilho dos Lordes do Leste .”

Foco Divino : Equilíbrio. Um sacerdote do Mestre do Inverno deve sempre refletir a luz e as trevas inerentes da vida. Ele perde seu foco divino caso ajude um aliado ou criatura numa situação em que esta tenha vantagem numérica ou seja mais poderosa do que o outro lado do conflito. Alguns sacerdotes mais zelosos podem chegar a ajudar o outro lado do conflito com magias de cura, apesar de que na maioria dos casos o servo de Verinon simplesmente abandona o embate.
Note que um conflito pode ser desde uma luta física até uma disputa diplomática. Um sacerdote de Verinon sempre examina qual lado detém a vantagem e permanece fora da disputa ou auxilia o lado em desvantagem. É comum que clérigos, druidas ou rangers do Mestre de Inverno abandonem batalhas inacabadas apenas por verem o equilíbrio de forças rompido.
Um sacerdote que ouse desrespeitar o equilíbrio será privado de seu foco divino até que faça alguma ação significativa para restabelecer a harmonia de forças. Cabe ao mestre determinar quando o equilíbrio é quebrado e a redenção devida do sacerdote.

Igreja: Assim como outros deuses elementais, não existe uma igreja ou religião organizada para Verinon. Os seguidores do Lorde das Águas são solitários e nunca são vistos juntos, a menos quando mestre e aprendiz. Sem contar certos povos bárbaros ou de natureza mais sinistra, nenhuma raça cultua Verinon diretamente e seus sacerdotes são vistos mais como mediadores entre o poder do Mestre do Inverno e os pobres mortais, o que lhes dá uma reputação ruim. O único povo conhecido que abraça os ensinamentos do Arauto do Fim sem parcimônia são os uldras, que compreendem o importante papel do deus no inverno nas estações.
Druidas de Verinon normalmente vagam pelo mundo ensinando as pessoas a conviver com as dificuldades da vida e os rigores do inverno. Normalmente esses druidas contam com rangers guarda-costas, que os protegem dos “ignóbeis” que não aceitam a verdade do Mestre do Inverno.
Clérigos normalmente estão mais associados ao aspecto de deus da água de Verinon e são comuns ao longo dos litorais e grandes rios, muitos sendo renomados videntes e aliados das pequenas vilas dessas regiões. Existe um forte atrito entre esses clérigos e os “videntes oficiais” da igreja de Diadria em Torann e Pontepedra.

Outras Ordens & Seitas: Verinon é cultuado por vários povos como um deus dos mares, da água, da noite, do inverno, da vidência ou mesmo da morte. Possui tantas facetas que é comum entre certos povos – como os gigantes – que haja contendas entre diferentes cultos ao Mestre do Inverno.

O Círculo Druida Uldaran
“O Mestre do Inverno nos lembra a cada ano que estamos vivos e temos um papel no mundo, pois somente quando confrontados com a morte respeitamos a benção do Criador.“ 

Os uldras cultuam Verinon como parte de sua adoração aos Deuses do Ciclo. Os pequenos druidas vêem os quatro deuses dos elementos e das estações como uma só entidade sagrada e prestam respeito aos quatro.

Trecho retirado do capítulo 4: Deuses.

Marcadores:

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home