Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

9.11.07

Notícias de Karanblade (21)

Thrundaar
A Montanha do Mundo, O Senhor da Montanha, O Guardião dos Céus, O Trovão, O Artífice Supremo, Fende-Rocha
Deus Intermediário da Natureza
Símbolo: Uma montanha com o disco solar ao fundo.
Aspectos: Montanhas, Batalhas, Ofícios e Força.
Tendências : Caótico e Bom, Caótico e Neutro.
Domínios: Guerra, Terra e Força.
Arma Predileta : Machado Grande.

 Thrundaar (TRÚM-daar) é a Primeira Montanha, o Pináculo do Mundo, aquele responsável por manter a Terra Próxima suspensa entre os Céus Acima e as Profundezas Abaixo. Ele só teria falhado em sua missão divina por uma única e breve vez, quando deixou os Céus caírem e o Surgimento varrer o mundo. Mas o Guardião dos Céus nunca se perdoou e até hoje vive em um estado de vigilância perene.

Tomos anões falam da Montanha do Mundo, conhecida antigamente como “Thr” (Thrum). Dizem esses tomos que Ayon criou a Terra Próxima, mas que foi Thrundaar o encarregado de manter o Plano Material equilibrado entre os mundos. Para isso ele criou a Primeira Montanha, cujas raízes vão mais fundo do que a mais profunda fenda, e cujo topo é insondável até para os majestosos pássaros rocas. Em torno dessa montanha surgiu o país de Pontepedra. Os rotunianos e anões afirmam por isso que Pontepedra é “o local que sustenta o mundo” e por isso a terra mais sagrada de todas. Se Pontepedra cair, então o mundo também cairá.

Enquanto alguns clamam que o Thrundaar é a Primeira Montanha e que o próprio deus sustenta o peso dos Céus, outros o vêem como o Senhor da Montanha, o guerreiro primordial observando o mundo acima das nuvens. A primeira visão é reforçada pelos anões do Elmo, enquanto que a segunda é a clamada em altos brados pelos rotunianos.

Além dos anões e dos rotunianos, os gnomos também erguem suas preces para Thrundaar, o Supremo Artífice. Alguns orcs áridos também agradecem a Thrundaar, a quem chamam de Fende-Rocha.

Augúrios & Milagres: Tempestades são a manifestação de Thrundaar mais conhecida e seus clérigos dizem receber suas maiores visões quanto contemplando chuvas com raios e trovões. Os trovões são ditos como “os sussurros de Thrundaar”, pois sua verdadeira voz seria capaz de sacudir mares e despedaçar terras.

Thrundaar aprecia os ventos e as várias aves, menos as malignas ou de origem demoníaca. Falcões raros de cor branca ou azul escuro são ditos como enviados do deus e qualquer rotuniano seguiria uma dessas aves se a visse.

Doutrina : Thrundaar é como as montanhas da Terra Próxima – imóvel, insondável e imbatível. Para um seguidor do deus, todos esses locais são sagrados, pois seriam a sombra da Primeira Montanha.

A fé em Thrundaar se baseia nas próprias virtudes contempladas no chamado Caminho da Montanha. Seguidores e clérigos de Thrundaar devem ser antes de tudo corajosos. Uma pessoa que domina seu medo é imbatível em espírito, mesmo que seu corpo tombe. Um seguidor do Caminho da Montanha deve ser também imóvel como um colosso, isto é, deve ser fiel em sua palavra. Seguidores de Thrundaar são famosos por serem calados e pensativos, mas isso é porque cada palavra proferida por eles carrega todo o peso de suas vidas. Se ele diz que fará algo, considere aquilo feito. O último passo do Caminho da Montanha é ser insondável como os picos de Pontepedra. O verdadeiro fiel aprende a se desprender do mundo para vê-lo à distância, do topo da montanha, como o próprio Thrundaar. Os grandes dentre esses são eternos defensores e vigilantes, capazes de perceber o imperceptível e de se manterem alertas mesmo sobre o mais profundo sono.

Foco Divino : Coragem. Um conjurador divino de Thrundaar nunca pode demonstrar medo ou hesitação. Covardia é o pior pecado para os servos da Primeira Montanha. Um conjurador divino sobre efeito de medo é considerado como se não tivesse seu foco divino, assim como um clérigo que realizou um ato covarde. O foco divino só é recuperado após um ato de penitência de extrema bravura.

O que é constitui um ato covarde e um ato de penitência de extrema bravura é determinado pelo mestre.

Igrejas: A igreja de Thrundaar entre os rotunianos não é organizada, mas representa a maior parte dos seguidores do deus. Os clérigos do Senhor da Montanha são indivíduos solitários, normalmente guerreiros-videntes, que desde jovens recebem visões. A eles cabe escolher outros clérigos para receberem os ensinamentos. Eles se vestem como guerreiros. A única peça que os diferencia são seus colares de ferro, bronze, prata e ouro. Quando mais valioso o metal maior as glórias em batalha do clérigo. Os rotunianos mantêm altares para o Guardião dos Céus no sopé das Montanhas Rotun.

Os seguidores de Thrundaar desconfiam de qualquer tipo de “magia de livro” ou mesmo da “magia da terra” dos feiticeiros. Eles sempre vêem essa magia arcana como magia negra, ou maitranda, como a chamam.

Outras Ordens & Seitas: Thrundaar é visto de maneira diferente por muitos, como pode se ver nas seguintes ordens sagradas. Cultos menores podem existir. Por exemplo, existem boatos de uma seita caótica e maligna nas Ilhas do Inverno que cultua o aspecto destrutivo de Thrundaar.

À seguir, Thrundaar na visão dos Anões do Elmo e dos Rotunianos.

Trecho retirado do capítulo 4: Deuses.

Marcadores:

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home