Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

26.8.07

Notícias de Karanblade (XVI)

Este é o último artigo antes de lançamento do Tomo I da Campanha de Karanblade! Portanto, resolvemos resgatar uma crítica (review) de Paulo André Vieira, sobre o cenário:

"Há não muito tempo atrás isso não seria possível. Quem poderia imaginar que um conto escrito por um jovem de 15 anos se transformaria em uma grandiosa ambientação de fantasia medieval onde jogadores de todo o mundo poderiam se aventurar e trocar experiências entre si?

Quando pela primeira vez ouvi falar no mundo de Karanblade imaginei ser o produto da imaginação de algum figurão da indústria internacional do RPG. Escrito em inglês, era recomendado pelo próprio pai do Dungeons & Dragons, ninguém menos que Gary Gygax. Quem visitasse o site da Wizards of the Coast na internet encontraria lá um link para aquele fantástico mundo, a primeira criação não oficial a merecer uma menção nas páginas da maior editora de RPGs do mundo. Qual não foi minha surpresa quando, ao mandar um email para o autor, descobri que ele não apenas era brasileiro como morava a apenas alguns minutos de minha casa. Rafael "Raph" Arrais morava no Rio de Janeiro.

A internet foi uma das invenções do homem que mais benefícios trouxe ao mundo do RPG. Através dela, jogadores e mestres em diversas partes do globo puderam tornar públicas suas criações. Repentinamente poderíamos acompanhar em detalhes como um grupo de jovens na Austrália lidou com as mesmas dificuldades que um dia enfrentamos em determinada aventura, ou como um mestre na África do Sul utilisou de forma inovadora determinada habilidade de uma criatura. Aventuras, raças, monstros, itens mágicos, centenas de novidades pipocavam na grande rede a cada dia.

Em meio a essa miríade de informações, apenas as melhores criações se destacavam, e Karanblade saltou aos olhos de milhares de pessoas. A luta contra as forças de Balrog, nome pelo qual era conhecido Bamphozzah naquela época, acontecia simultaneamente em lugares tão distantes como a Finlândia. Para se ter uma idéia, um grupo empolgado de jogadores deste país no norte gelado enfrentou meses e meses de uma campanha que terminou com a épica aventura onde o mal é derrotado e a paz volta imperar. O próprio Rafael nunca tinha chegado a terminar uma campanha de Karanblade, nunca havia ele próprio resgatado a poderosa lâmina Karanblade ou sequer derrotado Bamphozzah. Graças a internet, os finlandeses conseguiram.

Mas o que atraiu tantas pessoas para este mundo? Uma razão pode ser o fato de que Karanblade é uma ambientação que possui uma filosofia bem definida. Se todas as raças, reinos e indivíduos se unissem em prol de um bem comum, não haveria nenhuma força maligna que pudesse prevalecer sobre essa união. Porém isso só aconteceu uma vez em toda a história, exatamente quando Bamphozzah pela primeira vez se ergueu contra a civilização. Há aqueles que pensam que o mal exista com o objetivo de unir os povos, uma força necessária que surge quando há a necessidade de tal união.

Temas como o racismo também são abordados com uma visão crítica. Diferente de outros mundos onde os orcs são considerados uma praga, necessariamente dotados da semente do mal em sua alma, em Karanblade eles são como todas as outras raças, dotados de livre arbítrio e donos do próprio destino, e não inevitáveis agentes das trevas. Porém são tratados com desprezo pelas outras raças inteligentes, sofrendo de preconceito por onde passam. Mas a grande virada nessa trama é quando o governante de uma grande cidade entrega o poder nas mãos de um líder orc, que passa a controlar um dos maiores centros populacionais do mundo, abrindo seus portões para outros membros de sua raça. Como os outros reinos aceitarão este fato?

A resposta para esta e muitas outras perguntas cabem ao mestre decidir. Mas ele terá todo um rico material em que se apoiar para criar suas aventuras. Seus jogadores poderão visitar a cidade de Bak, conhecer os Uldras da Floresta Uldaran ou seguir em peregrinação até os maravilhosos templos de Soldur."

Paulo André Vieria é webmaster do blog Dungeon.

O Notícias de Karanblade retornará em breve com material do Tomo II, até mais.

Marcadores: ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home