Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

19.7.07

Linguística

(Regra Opcional para o Sistema d20)

À partir de um artigo da Rede RPG, me veio a idéia dessa regra opcional para a perícia Falar Idioma do Livro do Jogador. A perícia abaixo, portanto, substitui a perícia do livro no contexto das regras d20:

Linguística (Int; Somente Treinado)
Essa perícia é usada para o entendimento e aprendizagem de novos idiomas e formas de escrita. Para todos os efeitos ela susbtituí a perícia Falar Idioma, caso esteja convertendo um personagem para essa regra opcional, poderá fazer uma substituição simples dos pontos gastos em uma perícia pela outra.

. Você começa no 1° nível conhecendo um ou dois idiomas (de acordo com sua raça) mais uma quantidade adicional de idiomas equivalente ao seu modificador de Inteligência. Você não poderá escolher idiomas com CD 20 ou superior no 1° nível (ver lista abaixo), a não ser que seja o idioma de sua raça.
. Um personagem educado (qualquer classe exceto bárbaro) pode ler e escrever nos idiomas que fale. Cada idioma normalmente possui um alfabeto.
. Para aprender um novo idioma, você deve passar pelo menos 1 mês se dedicando de 6 a 8 horas por dia ao seu estudo. Ao final de 1 mês de estudo sem interrupções, você poderá fazer um teste contra a CD do idioma (ver lista abaixo). Caso tenha sucesso, você dominará o novo idioma. Caso fracasse poderá tentar de novo com um bônus de +1 por cada novo mês de estudo (até um máximo de +5, após 6 meses estudando, o primeiro em que falhou, mas os outros 5 meses de estudo initerrupto).

Novas tentativas: Ver texto acima.
Especial: Veja abaixo algumas CDs de idiomas do Livro do Jogador.

Idioma CD
Comum 10
Abissal 28
Celestial 26
Dracônico 20
Druídico (não-druidas) 35
Druídico (druidas) 5
Anão, Gnomo, Halfling 15
Élfico 19
Goblin, Gigante, Gnoll 18
Orc 16
Silvestre 22
Subterrânea 25

Marcadores: , ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home