Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

17.7.07

Notícias de Karanblade (XIII)

Idiomas e alfabetos de Terra Próxima

Estes são os idiomas específicos da Terra Próxima. Alguns deles constam no Livro do Jogador, outros são inteiramente novos. De qualquer forma, estes não são os únicos idiomas falados no mundo, e todas os outros idiomas descritos no Livro do Jogador são também válidos na Terra próxima...

Torak

 Torak é o equivalente da língua Comum do Livro do Jogador. Em Terra Próxima, sua história remonta a ancestral Torannia, onde os primeiros desbravadores humanos passaram da barbárie para a época civilizada. Nem o primeiro Surgimento foi capaz de eliminá-la do vocabulário humano.

Com o passar dos séculos ela se tornou diferente, de modo que pode ser hoje dividida em duas línguas diferentes: o Torak e o Torak Antigo. Todos aqueles que sabem falar o Torak saberão compreender o Torak Antigo, mas só aqueles que aprenderem o Torak Antigo poderão ler manuscritos da língua ancestral.

O alfabeto Torak é amplamente difundido pelo mundo, sendo a base do alfabeto de diversas outras línguas, já que foi composto pela união do Torak com outros alfabetos, principalmente o Mahuan e o Anão. Já o Torak Antigo é bem mais raro de se encontrar, sendo reservado para os sábios e os magos da Casa da Magia, na maioria dos casos.

Rotuk

 Este é o dialeto falado pelas tribos bárbaras de rotunianos na Floresta do Sul e nas Ilhas do Inverno . Possuí um alfabeto um tanto primitivo, conhecido principalmente dos curandeiros e artesãos. Muitas de suas “letras” são na realidade representações gráficas de animais e armas ancestrais, como as pinturas encontradas em algumas cavernas das Montanhas Rotun.

Dardiuk

 Esta é a complexa língua do povo do Mar de Areia. Seu alfabeto é composto de símbolos tão complexos que apenas aqueles com algum nível na perícia Profissão (caligrafia) são capazes de escrevê-lo corretamente. Esta língua é escrita de direita para esquerda, exatamente como o Kitak.

Alundran

 Esta é a quase desconhecida língua dos alundreanos, um povo que vive afastado dos outros povos civilizados e portanto sua língua é raramente estudada fora de sua terra natal, o país de Alundra.

Seu alfabeto é bastante peculiar, visto que cada letra representa um dos espíritos cultuados por sua religião, ou mesmo um animal ou uma força natural. Os alundreanos dão muito valor aos símbolos e isso é refletido em seu alfabeto.

Kitak e Kiannak

 A sonora língua dos kataianos é tão rígida quanto os códigos de honra de seu povo. Dizem que um estrangeiro nunca aprenderá a pronunciar o Kitak tão bem que não evidencie sua descendência. Da mesma forma, os kataianos que são vistos no sul raramente conseguem falar o Torak com naturalidade.

Seu alfabeto é composto de símbolos místicos, os mesmos usados por seus magos para descrever seus processos mágicos. Desta forma é sempre perigoso ler manuscritos em Kitak, visto que eles poderão ser enfeitiçados com alguma magia danosa, embora isso seja muito raro de se ver.

Existe também uma variação do Kitak, chamada Kiannak. Além de ser consideravelmente mais complexa que a outra, esta é proibida de ser falada no reino de Katai, muito embora seja muito utilizada pelos Clãs das Sombras para passar informações sobre magia negra adiante. A língua Kiannak também é conhecida como “O Canto Negro”.

Ambas as línguas são escritas da direita para a esquerda.

Mahuan

O Mahuan é o equivalente da língua élfica no Livro do Jogador. Esta é a melodiosa língua dos elfos da Terra Próxima. Seu alfabeto é tão belo que rivaliza com a simetria sinuosa dos bosques de Mahul Maakh, a floresta dos elfos.

De fato esta é uma língua tão agradável de se ouvir, que aqueles que sabem pronunciá-la corretamente ganharão um bônus circunstancial de +2 nos rolamentos de Diplomacia e Atuação (Canto), contanto que estejam falando ou cantando em Mahuan.

O Anão

Simples de se pronunciar e escrever, a língua dos anões é tão compacta e engenhosa quanto seu povo. Muitos reclamam que ela não é muito bela de se pronunciar, e mesmo terrível para se fazer odes poéticas, mas não são desconhecidos os anões bardos que cantam suas canções ancestrais com orgulho.

O anão é o equivalente da mesma língua no Livro do Jogador.

Gnak 

O Gnak é, na Terra Próxima, a língua dos gnomos e dos halflings. Portanto equivale a ambas as línguas do Livro do Jogador.

É verdade que os gnomos a pronunciam de maneira um pouco mais coloquial do que os halflings, mas em geral é perfeitamente possível entender tanto a um quanto ao outro. O Gnak é, além de simples de se aprender, também muito simples de se escrever, pois suas letras são ainda mais compactas do que as do alfabeto Torak ou Anão. Muitos sábios toranianos ensinam esta língua a seus discípulos, pois acreditam que no futuro ela se tornará tão comum quanto o Torak.

Devido aos avanços de engenharia conquistados pelos gnomos, muitos anões e humanos aprendem esta língua para poderem estudar os inventos dos gnomos com mais facilidade.

O Orc

Esta é a grotesca língua dos orcs das Montanhas Áridas, também falada, com alguma variação no sotaque, pelos seus parentes das Ilhas de Scylla. Ela é bastante sonora, e quase impossível de se distinguir de grunhidos de animais ferozes, mas ainda assim os orcs costumam se entender entre si.

Uldaran

O Uldaran é a irreconhecível lingua dos uldras. Ela é baseada em assobios e pequenos grunhidos de roedores e gatos, além de não ter uma forma escrita ou alfabeto. É muito raro encontrar outra criatura, além dos próprios uldras, que saiba falar esta lingua.

Trecho retirado do capítulo 1: Personagens.

Marcadores: ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home