Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

22.10.07

Notícias de Karanblade (XX)

Tipo de Divindade

Os mortais da Terra Próxima dividem as várias divindades em certos grupos. Essa divisão é feita com base na visão dos mortais e pode não corresponder à verdade (se é que existe uma verdade para os deuses):

Deuses do Reino: As divindades que cuidam das grandes cidades, impérios e reinos “civilizados” de Torann e Pontepedra. Normalmente se interessam por artes urbanas e ofícios mais afastados do mundo natural. Seus seguidores e sacerdotes costumam propagar sua fé de maneira mais agressiva e nutrem um forte preconceito contra os seguidores “bárbaros e ignorantes” dos deuses da natureza. Ayon, deus dos deuses, é considerado senhor dos deuses do reino, mas Mallakaist é quem reina em seu nome. São adorados em Torann e Pontepedra, com influência em Dardeeh, além de locais como o Arquipélago de Scylla.
Deuses da Natureza: Essas divindades costumam ser mais antigas e distantes, e são ainda mais indiferentes aos mortais do que o comum. Normalmente estão tão ligados a um elemento natural que mal são compreendidas por seus próprios clérigos. Thrundaar, o Senhor da Montanha, é um desses deuses. São adorados nos locais intocados pelas grandes cidades e povoados, como o sul de Pontepedra e norte de Dardeeh, mas suas forças permeiam toda Terra Próxima. Muitas raças humanóides prestam respeito a esses deuses antigos, como elfos e anões.
Deuses Aprisionados: Divindades presas por crimes ocorridos em eras passadas são colocadas nessa categoria. Algumas igrejas consideram um sacrilégio mencionar mesmo o nome de algum desses deuses, enquanto que camponeses temem perder a alma só de ver o símbolo de um deus aprisionado. Os deuses negros de Dordread são as divindades aprisionadas mais conhecidas, assim como os deuses caóticos das Mikachi, Terras Selvagens.
Deuses de Katai: Esse título pertence a todas as divindades adoradas pela Monarquia de Katai, o Reino do Norte Gélido. Ela abrange desde Amaran, o Rei dos Céus, até Odda, o Senhor das Sombras. Os sacerdotes reais de Katai no entanto reconhecem apenas Amaran-kami e seu séqüito, considerando Odda e outras divindades como deuses renegados.
Deuses Exteriores: Essas são as divindades que vivem fora da Terra Próxima, em meio aos vários planos de existência. Apesar de não interferirem ou se manifestarem sobre o mundo, eles podem possuir sacerdotes, seguidores e criaturas emissárias capazes de agir como agentes de sua vontade.
Deuses Alienígenas: Uma expressão de significado sinistro, muito debatida pelos sábios é a cerca da existência dessas divindades. Deuses alienígenas seriam entidades que vieram além dos planos de existência criados por Ayon. Que propósitos nefastos e intenções insanas elas alimentariam intenções sombrias para com o Plano Material e a Criação ninguém pode dizer.

Trecho retirado do capítulo 4: Deuses.

Marcadores: ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home