Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

24.1.08

Notícias de Karanblade (26)

Amaran
O Rei Iluminado, O Rei dos Céus, O Fundador de Katai, A Luz Divina, Amaran-kami
Deus Maior de Katai
Símbolo: o Selo da Iluminação.
Aspectos: Criação, Ordem, Honra, Poder, Katai, Monarquia, Purificação, Exorcismo.
Tendências : Leal e Bom, Leal e Neutro, Leal e Maligno.
Domínios: Ordem, Guerra, Proteção.
Arma Predileta : Katana.

Amaran (a-ma-RÂN) é o Rei dos Céus, o Fundador de Katai. Desgostoso com os feitos das demais divindades, ele teria abandonada o Nexo de Toda a Existência e singrado para os confins intocados da Terra Próxima, onde teria criado uma linhagem pura de humanos, imaculados pela corrupção do mundo.
Quando a Luz Divina tocou as terras do norte gélido, todos os elementos entraram em harmonia e Amaran deu início ao que viria ser Katai, as Terras Puras. O deus teria inclusive governado como o primeiro da dinastia de reis do norte ao lado de Maetsuru antes de ascender para os Céus Iluminados.
O Rei dos Céus deixou claro que aqueles que fossem puros de mente, corpo e espírito poderiam servi-lo em vida na terra e eternamente nos Céus Iluminados. Foram dos povos que ouviram seu chamado e arriscaram a árdua jornada para o norte que descendem os kataianos de hoje.
Amaran criou os preceitos de honra e fidelidade que guiam do humilde camponês ao poderoso Rei de Katai. São os seus descendentes que governam as Terras Puras até os dias de hoje. Deuses, demônios, espíritos, imortais e mortais já tentaram destronar os descendentes da Luz Divina... nenhum teve sucesso.

Augúrios & Milagres: Amaran guarda Katai eternamente. Dos Céus Iluminados ele envia seres celestiais de grande poder como os tennyos (anjos), espíritos imortais derivados da própria essência do paraíso. Da mesma forma, os antepassados dos kataianos que viveram com honra e devoção servem ao lado do Rei dos Céus, vigiando e guiando seus descendentes. Muitos samurais fiéis ao Bushido já foram salvos pela lâmina etérea desses espíritos iluminados. Até mesmo alguns onis (demônios) servem a Amaran, punindo os falsos e covardes e consumindo aqueles de almas sujas e depravadas. Esses onis são ordeiros e cumprem seu papel frente aos Céus Iluminados apesar de habitarem os reinos infernais.
A linhagem dos Reis de Katai, os descendentes do próprio Amaran, também são capazes de realizar milagres. Existem histórias de mais de membro da família real que mostrou grande favor divino, possuindo o dom da cura ou da conjuração de seres celestiais.

Doutrina : Amaran-kami estabeleceu há séculos os preceitos que todo kataiano deve seguir para poder se erguer puro do mundo e adentrar os Céus Iluminados. Desses reinos celestiais é possível contemplar toda a existência, assim como a harmonia esquecida pelos demais deuses. Um espírito iluminado é uno ao Criador.
A Honra é o primeiro pilar de cada ser, a medida pela qual sua alma é pesada e seu carma estabelecido. A Fidelidade é o segundo pilar da doutrina de Amaran-kami, pois de nada vale honra se uma pessoa não pode ser fiel. Muitos usam esse preceito para condenar prontamente a alma de qualquer ronin ou estrangeiro, mas poucos vêem que um homem pode ser fiel a um ideal ou a si mesmo – os monges de Akun inclusive falam que a coisa mais difícil do universo é ser fiel a si mesmo.
Finalmente há o terceiro pilar, a Pureza. De nada adianta honra e fidelidade se a alma é corrompida e suja, pois ela distorcerá mesmo a mais clara lei do Bushido. Um kataiano deve se manter livre de qualquer coisa impura, como sangue, carne morta, magia arcana (principalmente necromancia), mortos-vivos e espíritos caóticos. Qualquer kataiano que entre contato com essas coisas inferiores deve procurar um templo e se purificar prontamente ou correrá o risco de perder a alma e ser condenado aos reinos infernais. Existem muitos contos trágicos de samurais fadados à danação por terem sido mortos antes de poderem se purificar. A única outra maneira de se purificar é o sacrifício honroso de um kataiano – seja numa batalha, em defesa do rei, seja no sagrado sepukku (o lendário ritual de suicídio dos samurais de Katai).

Foco Divino : Honra e Pureza. Um sacerdote de Amaran-kami que realize um ato desonrado perde seu foco divino até se redimir perante aos deuses e aos ancestrais. Redenção nesses casos costuma ser um ato capaz de recuperar sua honra. Para maiores informações sobre a honra kataiana leia a descrição de Katai no Capítulo 3.
Um sacerdote de Amaran-kami que entre em contato com coisas consideradas “sujas” (carne morta, sangue, mortos-vivos, necromancia etc.) deve se purificar dentro das próximas 24 horas em um templo ou através de um ritual de purificação (quer requer no mínimo água e roupas limpas). Caso contrário ele perde seu foco divino. Esse sacerdote “sujo” recupera seu foco divino 24 horas após se purificar.
A critério do mestre, um sacerdote que permanecer por muito tempo “impuro” pode necessitar de um exílio em um templo ou local sagrado para recuperar sua “pureza espiritual”. Os magos reais de Katai e suas magias não são considerados “sujos” para os efeitos da perda de foco divino (a exceção sendo magias arcanas da escola de necromancia, que sempre são consideradas “sujas”).

O Foco Divino dos Deuses de Katai
Os deuses de Katai sobre o comando de Amaran são extremamente unidos. Não existem em Katai templos somente para uma ou outra divindade. Os kataianos vêem todos os deuses como membros da mesma família divina e todos os templos são a morada dos deuses dos Céus Iluminados. Refletindo essa visão, os ensinamentos mais básicos – e os focos divinos – de todos os sacerdotes kataianos são os mesmos.
A exceção a essa regra são deuses inimigos do reino de Amaran e seus descendentes, como Odda, Senhor do Caos.

 Igreja: Os sacerdotes de Amaran-kami são os líderes religiosos do Reino das Terras Puras, sendo que apenas aqueles de sangue nobre podem fazer parte dessa prestigiosa ordem de homens santos (e mulheres). Somente sacerdotes de Amaran-kami podem abençoar, proteger e de qualquer outra maneira conjurar magias divinas sobre o Rei de Katai e a família real. Eles são os responsáveis pelos assuntos espirituais e quaisquer questões envolvendo os antepassados.
A ordem dos sacerdotes de Amaran-kami é dividida em três vertentes: aqueles responsáveis pelos selos de proteção e magias de defesa da nobreza; aqueles responsáveis pelas leis sagradas e pelo contato com os mundos espirituais (outros planos de existência); e aqueles responsáveis em enfrentar espíritos renegados, mortos-vivos, demônios e qualquer ameaça ao trono.
O maior templo de Amaran-kami foi construído no coração da Cidades dos Reis de Dai-Khai, na Cidadela Real. Dizem as lendas que o templo se ergue sob o ponto em que Amaran-kami teria tocado o chão de Katai ao descer dos Céus. Ironicamente, o chamado Templo Sem Nome permanece a maior parte do ano vazio. Apenas o sumo-sacerdote de Amaran-kami e o Rei de Katai podem entrar em seus salões sagrados.
O símbolo de Amaran é o chamado Selo da Iluminação, um círculo preenchido por traçados místicos quadrangulares em seu centro e rodeado pelos kanjis (símbolos) representando cada elemento da criação. Cada sacerdote porta um Selo da Iluminação. Tal insígnia é tão sagrada que nem mesmo samurais ousam tocá-la.

Trecho retirado do capítulo 4: Deuses.

Marcadores:

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home