Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

15.7.08

Cartola FC

Que tal falarmos um pouco de futebol? Eu explico...

Tem muito tempo que não acompanho o Campeonato Brasileiro, a muitos e muitos anos eu via somente futebol de seleções, como Copa do Mundo ou Copa América (torcendo para o Brasil claro, mas acompanhando todas as seleções interessantes), ultimamente passei a acompanhar também o Campeonato Italiano (principalmente para ver o Pato e o Kaká) e o Campeonato Inglês (não só pelo Cristiano Ronaldo, mas por ser de longe o melhor do mundo atualmente), mas nunca imaginei que iria ter tanto interesse em ver as rodadas do Campeonato Brasileiro, que comparado aos mencionados acima, mais parece um jogo de vársea ou uma "pelada" em campinho society.

Mas, apesar de ser flamenguista (morei a maior parte da vida na Gávea), o motivo de eu voltar a acompanhar o futebol tupiniquim chama-se Cartola FC. Trata-se de um Fantasy Game, ou seja, uma espécie de jogo virtual onde escalamos nosso time rodada a rodada, marcamos pontos de acordo com a performance dos jogafores, e ganhamos ou perdemos patrimônio de acordo com uma lógica bizarra que nem mesmo os criadores do jogo entendem muito bem. É divertido, é coisa de nerd, porisso que hoje sou especialista em futebol nacional, a ponto de indicar o Juan do Flamengo e o Cleiton Xavier do Figueirense para a Seleção! (tudo bem o Cleiton pode ser meio forçado, mas ele bate um bolão segundo as estatísticas do Cartola FC).

O interessante é que, você pode até me perguntar: "poxa, mas não seria melhor tentar achar um Fantasy Game do Campeonato Inglês, onde tem mais craques e menos pernas de pau?" - Mas aí é que está: o Campeonato Inglês sem dúvida tem jogadores infinitamente superiores (e alguns brasileiros também, é claro), mas não é tão disputado. Aliás, nenhum campeonato do mundo parece ser tão disputado quanto o Brasileiro. Se você pegar a maioria dos campeonatos europeus terá não mais do que 5-6 times todo ano disputando o título de verdade (poxa o Lyon já ganhou 7 anos consecutivos!), no Brasileiro não, ainda que o São Paulo tenha ganho 2 anos consecutivos, aqui é extremamente raro termos uma hegemonia nesse aspecto.

E não apenas isso. Nos campeonatos europeus os times ruins geralmente tem todos jogadores ruins ou medianos, os craques sempre são contratados rapidamente pelos que disputam os títulos. No Brasileiro não, volta e meia temos os principais puntuadores de uma rodada vindo dos times que estão na zona de rebaixamento, e isso deixa tudo mais interessante.

Mas o legal do Cartola FC é criarmos ligas privadas para disputar com os amigos, pois apesar de os ganhadores de cada rodada e de cada mês receberem prêmios do Globo.com, num universo de mais de 500 mil jogadores chegar sequer nas 10 primeiras posições é mais ou menos como ganhar na loteria 2 a 3 vezes num mesmo ano :)

Fica então a minha dica para esse Fantasy Game brasileiro, que apesar de algumas falhas é provavelmente a única forma de nos empolgarmos com o Campeonato Brasileiro, exceto talvez pelos gols do Obina! Abaixo seguem algumas das minhas dicas "caseiras":

- A valorização de um jogador (em cartoletas) é um dos mistérios do jogo. O que percebo é que se um jogador vai bem e valoriza em uma rodada, ele tende a desvalorizar na próxima, mais ou menos como se sua valorização fosse calculada sempre em relação ao seu valor inicial, ou alguma espécie de valor médio... Se você está "pobre", é geralmente arriscado manter um jogador que valorizou mais de 2 cartoletas para a próxima rodada, a não ser que você tenha muita confiança em seu futebol. Da mesma forma, para quem precisa de cartoletas, contratar jogadores que desvalorizaram mais de 2 cartoletas é sempre um bom caminho. Que eu saiba, nem mesmo os criadores do jogo entendem muito bem como essa valorização funciona, então não queime seus neurônios tentanto ver alguma lógica nisso :)

- Pelo menos em 2008 os Meias estão muito superiores em relação aos outros jogadores em média de pontos marcados. A formação com 5 Meias é sempre a mais indicada, seja ela 3-5-2 ou 4-5-1.

- Os Goleiros, Zagueiros e Laterias de um time que não toma gols durante uma rodada ganham 5 pontos de bônus. Esse valor é altíssimo, a grande maioria dos jogadores tem menos de 5 pontos de média por jogo. A dica portanto é priorizar jogadores nessas posições em times que geralmente não tomam gols, a não ser é claro que se trate de um Juan ou de um Leo Moura, que irão ganhar muitos pontos atacando de qualquer forma.

- Técnicos tem a pontuação baseada na média da pontuação de seus times. Portanto um técnico de um time que geralmente não toma gols irá muito bem, pois somente por não tomar gols, em uma formação tradicional 4-4-2, seu time já receberá um total de 25 pontos de bônus, referente a 1 Goleiro, 2 Zagueiros e 2 Laterais. Isso sem contar quando qualquer um deles é substituído e o bônus "acumula" também para quem entrou. Sem dúvida não existe muita lógica nessas regras de pontuação também :)

- Se você analisar a tabela de pontuação verá algumas coisas que fazem sentido, como chutes defendidos valerem 1 ponto, chutes para fora 0.7 ponto, faltas recebidas 0.5 ponto, faltas cometidas -0.5 ponto, cartão amarelo -2 pontos, gol 7 pontos, assistência 4 pontos, bola na trave 3.5 pontos, etc... Porém, há uma pontuação em especial que é totalmente desequilibrada e ao mesmo tempo muito interessante: 2 pontos por uma úncia roubada de bola! Tá certo que por "roubada de bola" eles entendem não o simples desarme, corte de um passe, mas sim o ato de interceptar o adversário com a bola dominada, retirar a bola dele, e prosseguir com ela dominada... Ainda que isso seja bem mais raro de ocorrer do que os desarmes simples, essa pontuação torna os Torós e Gatusos da vida os verdadeiros reis do futebol! Depois não diga que não avisei...

Mais dicas no Blog 442, de um dos criadores do jogo.

Para quem tiver interesse, seguem meus dois times no Cartola FC (você precisa estar logado para visualizar):

Vársea Boleiros e Royal Boleiros.

E, se alguém quiser se juntar a minha Liga (precisa estar logado e ter um time criado para participar):

Gávea League, a liga da galera!

Marcadores: , , , ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home