Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

24.6.08

Notícias de Karanblade (36)

10 anos de Karanblade

Faz mais ou menos 10 anos que o Karanblade para AD&D foi publicado na web, de lá para cá muita coisa ocorreu, muitos acertos: o grande sucesso inicial, o comentário de Gary Gygax, as campanhas realizadas por gente do norte europeu, a conversão para d20, o conto publicado na Rede RPG, o interesse de editoras nacionais em publica-lo e, finalmente, a concepção de todo o texto juntamente com o Tzimisce em 2004; Também alguns percalsos ocorreram: descobri como meu inglês era ruim em 98 após alguns comentários sobre gramática dos visitantes do site, descobri como era difícil e complexo montar um site e anuncia-lo na web e, finalmente, infelizmente nenhuma editora nacional realmente chegou a publicar o livro em si.

Mas eu sai no lucro: meu inglês, ao menos leitura e escrita, melhorou vertiginosamente (e não precisei pagar curso nenhum), através do meu trabalho com html e manutenção do site do Karanblade acabei encontrando minha profissão (a que tenho até hoje), por muitos anos o Karanbade foi um dos mundos amadores de D&D mais conhecidos na web mundial (foi o primeiro site amador e receber link no site da antiga TSR), concorreu a dois e, segundo Márcio Fiorito, quase ganhou pelo menos um prêmio do EN World, uma espécie de oscar do RPG, e claro: conheci muita gente interessante nesses 10 anos, alguns tendo me ajudado muito, como o Tzi (pelo menos metade dos Tomos é dele, e ele faz parte dos autores do C7L), a Adriana e o Telles da Rede RPG (sempre facilitando o canal de contato com o público de RPG brasileiro), o Gryphon do Community3e (que quase escreveu um Karanblade d20 sozinho, mas sabiamente desistiu do projeto na época), o pessoal das editoras (que, se não publicaram o Karanblade, tenho certeza que foi por total incapacidade para o mercado na época torna-lo lucrativo) e muita gente do hobby em geral, alguns dos quais estão no meu Orkut.

Como todos sabem, o Karanblade d20 foi finalmente publicado como pdf, eu prometi o Tomo II para "não muito depois" do Tomo I, mas o fato é que outros projetos surgiram na minha vida, e eu fui meio que levando com a barriga, até que chegamos ao lançamento do D&D 4, para o qual não pretendo a princípio converter o Karanblade (dentre outras coisas porque a "alma" do novo D&D está longe de combinar com o Karanblade, que afinal era dos bons tempos de AD&D, Birthright e Planescape...).

Por essas e outras, achei prudente disponibilizar o Tomo II num formato "incompleto", onde temos apenas o texto e "alguma diagramação mínima", para que quem esteja usando o Tomo I ou queira iniciar uma Campanha de Karanblade, ou baseada nele, possa ter o material completo... Em todo caso, recomendo a todo mestre que queira inciar uma Campanha que mostre o Tomo I aos jogadores, e "esconda" o Tomo II para si. Não só porque o Tomo II não é "tão bonito" mas principalmente porque pode ser interessante que os jogadores não leiam o capítulo Guia do Mestre, principalmente os Segredos de Terra Próxima :)

Então é isso, enquanto eu não voltar com alguma novidade, seja um novo conto para Rede RPG (mais provável) ou quem sabe retornar ao Karanblade e até converte-lo para algum outro sistema interessante, vocês podem me encontrar em meu blog Fantacia e Cia., ou refletindo sobre outras coisas aqui.

Rafael Arrais, 24/06/08

Marcadores: ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

2 comentários:

Blogger הלל בן שרע disse...

Raph, desde que comecei a jogar RPG ouço falar de Karanblade e infelizmente meu grupo nunca se esforçou para comprar nenhum livro de DnD a não ser Forgotten Realms. Tanto por causa da publicidade negativa por causa do monopólio quanto pelo preconceito do grupo. Teria sido uma felicidade jogar Karanblade. Espero que você obtenha mais sucesso ainda e Karanblade tenha seu lugar de direito!
Abs

8.7.11  
Blogger raph disse...

Heh mas o Karanblade também tem regras para o sistema Daemon, se quiser tentar um dia...

Abs
raph

8.7.11  

Postar um comentário

<< Home