Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

7.3.07

A Marvel Enlouqueceu?

Ok, a principio a idéia de Civil War parecia bem interessante. Após um acidente causado pela intervenção imbecil de heróis idiotas contra um grupo de vilões que ameaçava uma cidadezinha de Connecticut, um dos vilões, ao perceber que iriam ser derrotados, resolveu explodir todo mundo, matando centenas de inocentes, mulheres e crianças... Tudo bem, o nome do vilão era Nitro. Tudo bem, nada mais condizente com a realidade.

O governo dos EUA passa então a requerer que todos os heróis mascarados se "registrem" e revelem suas identidades, de modo que esse tipo de coisa possa ser evitada (também numa alusão aos Atos Patrióticos pós 11 de Setembro). Até ai tudo certo, Homem de Ferro, Sr. Fantástico e alguns outros ficaram a favor do governo, enquanto Capitão América e outros heróis ficaram ao lado da libredade dos direitos do cidadão heróico de "manter sua identidade secreta".

O problema todo foi a forma como esses dois grupos se enfrentaram ao longo da série, mais parecendo rivais de longa data... O Cap e o Homem de Ferro são grandes amigos desde os primórdios dos Vingadores, difícil acreditar que iriam um dia lutar praticamente até ferir gravemente um ao outro. O Sr. Fantástico nunca iria concordar em fazer um clone do Thor para que ele auxiliasse o governo dos EUA... Enfim, esses são apenas alguns exemplos de como a Marvel pegou a personalidade dos seus heróis mais queridos e literalmente "jogou no saco".

Infelizmente a gente não pode deixar de perceber que ultimamente tudo que é feito nos quadrinhos (de super heróis) visa as vendas acima de qualquer coisa... Se tiver que deturpar a personalidade de heróis que sempre agiram ao menos de forma ética nos últimos 40 anos ou mais, que se dane. Se tiver de matar heróis apenas para revive-los logo em seguida com alguma história exdrúxuala, que se dane também. Porque tudo isso vende, e vende muito... Mas até quando vai vender?

Após a Queda dos Vingadores, por mais que tenha sido ridícula a forma como muitos deles morreram de uma hora para outra, pelo menos o Bendis conseguiu escavar uma sequência de histórias bem bolada (Os Novos Vingadores), que talvez até justifique essas mortes da forma como ocorreram.

Mas, sinceramente, depois disso tudo que ocorreu em Civil War, inclusive a apelativa morte do Capitão América, vai ser difícil para a Marvel continuar convencendo seus leitores a comprar suas "mega-sagas-sinistras-onde-acontece-algo-muito-importante-mesmo" por muito tempo.

Talvez seja a melhor hora para focar em quadrinhos alternativos... Nunca se viu tantos nas bancas e livrarias do Brasil :)

Marcadores: , ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

2 comentários:

Anonymous Mat disse...

Pows, cara, a cap morreu, os quadrinhos taum uma merda esses tempos, o Brasil n produz nada que presta, os super-heróis tão cada vez mais batidos... mas pows, mandar a editora tomar no cú é exagero ae! ainda mais nesses termos!

tenta ao menos manter o nível do blog cara.

8.3.07  
Blogger raph disse...

Era pra extravasar a raiva, é que o Cap é meu personagem favorito... Mas você tem razão vou retirar :)

9.3.07  

Postar um comentário

<< Home