Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

6.2.07

A Blizzard continua sabendo copiar...

E nós apreciamos o bom gosto!

Jogo World of Warcraft a mais de 2 anos. Trata-se de um MMORPG, ou seja, um jogo de RPG online com um número enorme de jogadores simultâneos. Para vocês terem uma idéia, até pouco tempo atrás era comum eu passar algumas noites da semana invadindo uma masmorra épica com um grupo de 40 jogadores, o que é chamado no jogo de uma raid. Ocorre que, apesar das dimensões do jogo, da interação com outros jogadores do mundo todo e do PvP (Player vs. Player, ou seja, jogador contra jogador) muito bem administrado, após 2 anos você começa a se perguntar se não está jogando a mesma coisa faz muito tempo (e isso no meu caso não tem nada a ver com a mensalidade de 15 dolares, mesmo porque acho que até saio no lucro, já que jogando WoW, não tenho tempo para jogar mais nada. Ou seja, meu gasto com games se reduziu a isso por quase 2 anos).

Mas é aí que entra a habilidade da Blizzard, criadora do jogo, de lhe manter interessado nos produtos dela (vale dizer que 99% dos apreciadores de games de RPG já jogaram por um bom tempo pelo menos um jogo da Blizzard)... A Blizzard lança poucos, pouquíssimos jogos, mas todos eles são grandes apostas de sucesso, se é que algum deles não foi um grande sucesso. Boa parte disso se deve, acredito, ao bom gosto da Blizzard em copiar descaradamente tudo o que há de melhor no universo de RPG, sem extrapolar a temática do jogo, é claro.

Não vou entrar em detalhes sobre quanta coisa (boa) foi copiada no WoW, mas vale dizer que muitas aventuras do jogo são iguaizinhas as aventuras padrões de um D&D da vida, e que muito da jogabilidade veio direto do Everquest Online (outro MMORPG, da Sony), embora muito aprimorada. Eu estou querendo chegar exatamente no motivo de eu continuar jogando o WoW, apesar desses 2 anos...

O motivo chama-se, é claro, a expansão The Burning Crusade... Quando anunciaram a expansão e descobri que 90% dos meus itens mágicos épicos, que passei meses para conseguir, teriam upgrades já à partir do nível 67 (a expansão expande o limite de níveis do 60 para o 70), pensei seriamente em parar. Quando verifiquei que a Blizzard não iria disponibilizar o download e compra da expansão online, e que teria de me virar para baixar os 2GB da expansão e conseguir um cd-key de algum amigo americano, estava dando a fatura por consumada*... Mas então eis que, mesmo assim eu resolvi que iria jogar a expansão pelo menos até o nível 70, só para ver os cenários, e depois iria parar. Ou jogar bem de vez em quando apenas, sem pretensão de ter os melhores itens disponíveis e tal.

Bem, e assim foi, até eu colocar os pés em Outlands, a nova região da expansão que corresponde a mais ou menos 33% do jogo original (em dimensões)... E descobrir que eu estava em Planescape!

Planescape é minha campanha favorita de AD&D, uma pena não ter sido realmente atualizada e lançada para D&D terceira edição. Existem alguns suplementos (todos muito bons aliás) mas nada que realmente caracterize uma campanha. Ocorre que, eu também jogo WoW para matar as saudades de quando jogava RPG (de mesa) toda semana, o que hoje onde eu moro não posso fazer. Poxa vida, sei que WoW nunca vai ser igual a RPG, mas só de poder jogar em Planes... er... Outlands, já é uma baita alegria.

E mais uma vez a Blizzard prova que sabe copiar sim, e copia muito bem. Planescape, no AD&D, sempre foi aquele lugar mágico e perigoso, fora da realidade mundana, para onde todos os personagens de nível épico iam buscar novas aventuras... No WoW, nada mais sensato que criar uma região para onde os personagens de nível 60 pudessem ainda encontrar novos desafios. Não é mais numa simples masmorra de dragões que estamos nos aventurando, mas nos destroços flutuantes de um antigo planetóide, que boiam no vácuo do espaço sideral a sua volta... Sabe-se lá como, toda essa região é povoada, e ainda temos tavernas e ferreiros para consertar nossas armaduras.

Agora, só falta achar Sigil...

* Vale lembrar que hoje a Blizzard disponibiliza o download da expansão online, pena não ter feito isso quando no lançamento. Caso queira adentar no mundo de World of Warcraft, começe por aqui.

Marcadores: ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home