Quebrada a patente do fluido de teia
Cientistas quebram a patente do fluido de teia de Peter Parker
Se o Homem-Aranha existisse de verdade, estaria furioso. Além de todas as agruras de sua vida após novos e complicados dias, o jovem cientista ainda teria mantido segredo, por décadas, de sua principal descoberta: como produzir uma teia de aranha artificialmente. Mas a ciência não dá trégua e, agora, as portas estão abertas para que, na vida real, isso seja possível.
A revista Nature desta semana traz um estudo, feito por cientistas das universidades Complutense de Madrid, de Oslo e de Uppsala, sobre a estrutura 3D do chamado "domínio N-Terminal" das proteínas componentes da teia das aranhas.
Parece complicado, mas é relativamente simples. Esses pesquisadores descobriram que as moléculas da proteína da teia organizam-se até formar uma espécie de cristal líquido, à medida que avançam ao longo de uma glândula localizada no abdômen da aranha. Ao sair desta glândula, este cristal se torna o que se conhece por teia.
Quando Stan Lee e Steve Ditko criaram o super-herói, em 1962, certamente não imaginavam o quão corretos estavam sobre o poder da teia aracnídea.
Segundo o jornal português Diário de Notícias, as fibras da teia são muito mais resistentes do que um cabo de aço de grossura semelhante e com elasticidade muito maior, podendo esticar até 135% do seu comprimento original sem se quebrar. As aplicações futuras deste material, se corretamente sintetizado, são enormes.
Seria uma pena se o pobre Peter Parker realmente existisse. Afinal, além de ter um de seus maiores segredos desvendados, não ganharia um tostão pela descoberta.
Fonte: Universo HQ (Delfin)
***
Crédito da imagem: eszutu
Marcadores: ciência, Homem-aranha, tecnologia, teia de aranha, Universo HQ
0 comentários:
Postar um comentário
<< Home