Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

3.2.09

Ofícios: melee dps

Nessa série de artigos sobre "ofícios" pretendo fazer uma análise dos ofícios padrão de classes de rpg (Role Playing Game) e mmorpg (jogos online de rpg, no estilo de World of Warcraft). Espero que possa ajudar a quem ainda tem dúvidas sobre o que um tank deve fazer em uma masmorra online, ou sobre em que um healer deve se focar em um combate de rpg de mesa, etc... Quando falo em rpg de mesa, falo do tipo que usa regras de combate minuciosas, onde campos quadriculados e dezenas de miniaturas são a regra, e não a exceção. Os ofícios, embora não particularmente viáveis para rpg de mesa mais cerebral, são muito bem vindos em jogos online e rpg de mesa voltado para combate, pois estimulam o jogo em equipe, e vão contra a idéia boba de que "todos devem disputar para ver quem dá maior dano". Preferi deixar os títulos dos ofícios em inglês por serem mais facilmente reconhecidos dessa forma. (o autor). Todos os ofícios

Melee DPS (Personagem que inflige dano a curta distância)

A função vital de um melee dps é infligir dano, quantidades monstruosas de dano, porém precisa estar sempre a curta distância de seu inimigo para que possa ser efetivo. Praticamente todos os melee dps infligem dano físico, geralmente são bárbaros, ladinos, assassinos, ninjas, lutadores marciais, etc. O melee dps é aquele personagem que troca a possibilidade de se defender mais efetivamente a curta distância (carregando um escudo ou armadura pesada, por exemplo) pela possibilidade de infligir o maior dano possível (com armaduras que lhe dêem mais mobilidade para golpear, e utilizando armas de duas maõs, ou uma arma em cada mão). Em jogos online os melee dps geralmente duelam com os ranged dps (personagens que infligem dano à distância) pela coroa de "Rei do Dano", e geralmente vencem enquanto conseguem permanecer em pé. Em rpg de mesa os melee dps devem interpretar o motivo e a forma como infligem tanto dano: seja por serem bárbaros sanguinários, seja por serem ladinos furtivos que geralmente dão estocadas mortais com suas adagas.

Atributos e equipamento
Um melee dps deve priorizar os atributos que lhe permitam infligir maior dano, como força (para personagens brutos, como bárbaros) e destreza (para aqueles que atacam com finesse, como ladinos). Como equipamento, deve usar armaduras leves, que lhe permitam maior mobilidade em combate, e carregar qualquer tipo de equipamento secundário que lhe permita infligir dano mais efetivo, como venenos, bombas incendiárias, armadilhas, etc. Em jogos online, os atributos que lhe permitem maior resistência e esquiva devem ser desenvolvidos logo à seguir dos principais, pois para muitos combates, de nada adiantará ter uma enorme capacidade de infligir dano se o melee dps não consegue permanecer de pé durante todo o combate. Para rpg de mesa, muitas vezes atributos do tipo inteligência e carisma se fazem necessários em pequena escala: o primeiro para possibilitar um melee dps com inteligência em combate, que se vale de táticas que muitas vezes personagens imbecis não conheceriam; O segundo, para habilidades do tipo confundir ou seduzir adversários, que muitas vezes os colocam fora de guarda, e permitem que ele ataque sem uma defesa armada.

Habilidades e jogabilidade
As habilidades de um melee dps se resumem, quase sempre, em infligir o maior dano possível, de preferência pegando o inimigo sem a defesa armada. Geralmente os melee dps se dividem entre os do tipo "força-bruta", como bárbaros, que simplesmente se atiram ao combate com ferocidade, e os do tipo "sorrateiros", como ladinos, que preferem atacar somente na melhor oportunidade (geralmente quando isso não envolve muito risco para eles mesmos). Em jogos online, um melee dps deve sempre dar tempo para que o tank construa o aggro (medida de agressividade do computador para determinado personagem) para si, do contrário ele fará o oponente se voltar para atacá-lo, o que pode significar uma morte rápida, ou pior: fazer com que o grupo todo perca o combate, dependendo de sua complexidade. O melee dps deve também compreender que os healers precisam manter o tank de pé, e que qualquer cura em sua direção não será uma prioridade... Muitas vezes é melhor se afastar momentâneamente do combate para se curar (com bandagens e poções) do que esperar até o fim por uma cura que não veio. Para todos os casos, os melee dps são reconhecidos pela sua efetividade no dano, mas em certos combates complexos precisam entender que nem sempre infligir dano é tudo o que precisam fazer com habilidade; Ladinos, por exemplo, são muitas vezes valorizados pelo que podem fazer ainda fora do combate, como esgueirar-se sorrateiramente em um salão de masmorra e informar o que vê ao resto do grupo, dentre outras coisas.

Player vs Player (PvP)
Em jogos de PvP online, os melee dps devem se focar em inimigos específicos. Os healers, por serem responsáveis pelas curas no grupo inimigo, devem ser a prioridade dos melee dps. Já certos ranged dps, como magos, que não possuem boa proteção contra ataques físicos a curta distância, são sempre alvos preferenciais simplesmente pelo fato de serem fácies de se matar, contanto que pegos no momento certo (principalmente por ladinos a espreita). Um melee dps deve evitar entrar em combate com um tank, principalmente no um conta um, pois geralmente suas defesas (armaduras, escudos, etc.) irão minar sua habilidade de dar dano, e mesmo que ele vença o combate, terá perdido um tempo precioso, que poderia estar sendo usado no extermínio de healers e magos perigosos para o seu grupo. Em combates de larga escala, não é ideal que os melee dps vão na frente do "exército" (essa é a função dos tanks), é preferível aproveitar o melhor momento de atacar, e escolher os alvos certos.

O melhor: Receber a coroa de "Rei do Dano".
O pior: Quando o tank tomba e eles são os próximos na lista...
"Que %$&@ é essa, como ele me matou?": Frases ouvidas pelos que fazem seu serviço bem feito.

Crédito da foto: ryuuchiva

Marcadores: , , , ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home