Fantasia e Cia.

Prazer em imaginar.
 

20.1.09

Ofícios: tank

Nessa série de artigos sobre "ofícios" pretendo fazer uma análise dos ofícios padrão de classes de rpg (Role Playing Game) e mmorpg (jogos online de rpg, no estilo de World of Warcraft). Espero que possa ajudar a quem ainda tem dúvidas sobre o que um tank deve fazer em uma masmorra online, ou sobre em que um healer deve se focar em um combate de rpg de mesa, etc... Quando falo em rpg de mesa, falo do tipo que usa regras de combate minuciosas, onde campos quadriculados e dezenas de miniaturas são a regra, e não a exceção. Os ofícios, embora não particularmente viáveis para rpg de mesa mais cerebral, são muito bem vindos em jogos online e rpg de mesa voltado para combate, pois estimulam o jogo em equipe, e vão contra a idéia boba de que "todos devem disputar para ver quem dá maior dano". Preferi deixar os títulos dos ofícios em inglês por serem mais facilmente reconhecidos dessa forma. (o autor) Todos os ofícios

Tank (Tanque)

A vida de um tank pode parecer pouco promissora a primeira vista, afinal o seu principal objetivo é ser o alvo dos ataques de todos os inimigos do grupo, e principalmente do inimigo mais poderoso. Um tank não deve ser medido por sua capacidade de causar dano, e sim pela capacidade de absorver o dano dos inimigos (dano este que seria na maoria das vezes letal para seus amigos, como healers e ranged dps). Em jogos online, bons tanks são frequentemente o principal jogador de grandes grupos que se aventuram em masmorras (e também o tank principal, ou "main tank"), e muitas vezes são também os líderes de guildas. Guildas de sucesso tem em seus tanks principais frequentemente o melhor equipamento mágico do jogo. Mas isso tudo tem um preço: a responsabilidade dos tanks é a maior de todas, já que todo o grupo depende dele. Em rpg de mesa os tanks devem interpretar o motivo pelo qual são sempre o primeiro alvo dos inimigos: eles devem parecer perigosos e poderosos, embora frequentemente não sejam a classe que infligirá maior dano.

Atributos e equipamento
Usualmente um tank deve focar em atributos que o ajudem a se manter vivo em um combate: pontos de vida em geral, capacidade de diminuição ou absorção do dano recebido e o maior número de poções de cura que for possível carregar (embora nada substitua a cura dos healers). Em jogos online, além dos atributos de resistência e esquiva, a força é um atributo que deve ser desenvolvido a seguir, já que a capacidade de manter um inimigo focado em você dependerá também de sua capacidade de lhe causar o maior dano possível, rapidamente. Para rpg de mesa, muitas vezes atributos do tipo inteligência e carisma se fazem necessários em pequena escala: o primeiro para possibilitar um tank com inteligência em combate, que se vale de táticas que muitas vezes personagens imbecis não conheceriam; O segundo, para habilidades de tipo assustar ou irritar adversários, que muitas vezes ajudam a que eles sejam entendidos como o primeiro alvo (seu objetivo principal, como falei).

Habilidades e jogabilidade
As habilidades de um tank giram em torno de infligir e absorver dano físico, e também em se manter como principal alvo dos inimigos. Tanks são sempre "os que vão na frente", salvo raras exceções (geralmente em incursões ladinas). Eles não devem hesitar em atrair o maior número de inimigos para si. Em jogos online, o tank principal de um grupo (grande ou pequeno) deve tomar cuidados com os ataques iniciais a grandes grupos de inimigos, pois muitas vezes deve-se atacar apenas um pequeno grupo por vez. Da mesma forma, devem tomar cuidado para não atrair grupos em patrulha fora de hora, por exemplo: ainda no meio de um outro combate difícil. Um tank pode usar poções de cura para evitar o pior, mas a maior parte da cura deve vir sempre dos healers: se um tank principal cai em combate, a culpa é frequentemente dos healers, e não dele... Mas é óbivio que, principalmente em jogos online, o tank deve conhecer profundamente a tática de combates contra inimigos poderosos (a maioria se encontra online, a menos que você seja o tank de uma das melhores guildas do mundo: nesse caso é você quem deve bolar e escrever a tática) e prestar atenção a muitas coisas ao mesmo tempo - principalmente quanto ao seu posicionamento, o posicionamento de seu grupo, e o seu nível de vida. Felizmente, porém, quando grandes inimigos são abatidos enfim, toda a glória recai sobre o tank principal (as vezes, sem muita razão).

Player vs Player (PvP)
Muitos consideram o tank como o ofício mais inútil em PvP de jogos online: além de não causar muito dano, ele não pode simplesmente "convencer" outros jogadores de que é um inimigo em potencial, digno de receber a maior parte dos ataques. No entanto, existem certos jogos (principalmente os focados em PvP como Warhammer Online) onde as habilidades dos tanks para causar perda de habilidades (debuffs) ou lentidão nos adversários jogadores, acaba por tornar-lo "perigoso de se ter ao lado". Em outras situações, quando parte do PvP se baseia em permanecer o maior tempo possível de pé (como carregar a bandeira do Warsong Gulch no World of Warcraft), o tank se torna um ofício tão importante quanto é em masmorras de PvE (Player vs Environment).

O melhor: Receber a glória após um combate épico vencido.
O pior: Tomar golpes de todos os lados, e ainda ter de pagar a conta do reparo de equipamento...
Leeeeeeroy: O anti-tank.

Marcadores: , , , ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home